Turismo de Aventura: lugares imperdíveis para a alta temporada de montanhismo...

Turismo de Aventura: lugares imperdíveis para a alta temporada de montanhismo...

Travessia Petrópolis - Teresópolis

O mês de maio chegou e com ele dá-se início a um dos períodos mais férteis para o montanhismo, não só no Rio de Janeiro, como em boa parte do país. Este período, compreendido por parte do outono e em todo inverno, se torna propício por diversos fatores: chove menos, diminui-se o risco de tempestades e raios; o clima fica mais estável e a visibilidade fica melhor.




Ok, perde-se o calor intenso e com isso a oportunidade de melhor aproveitar rios e cachoeiras no percurso montanhista, mas, em compensação com uma maior regularidade do tempo, as aventuras ficam mais fáceis de se programar e também mais seguras, diminuindo-se, assim, os riscos de trombas d'água, quedas de árvores, deslizamentos, entre outras situações que podem trazer muitas complicações aos praticantes do turismo de aventura nas montanhas...

Floresta da Tijuca

Mesmo sem ser expert no assunto, deixo aqui a minha contribuição para celebrar esta época tão aguardada pelos amantes ou simpatizantes da prática, compartilhando alguns lugares que conheço e julgo incríveis para a realização de atividades esportivas nas montanhas; seja numa simples caminhada ou para atividades mais complexas como trekking, rapel, escaladas, entre outras... Mas, independente de sua preferência, o que vale mesmo é se divertir, aumentar a qualidade de vida, sentir prazer e aproveitar ao máximo esse estado incrível que é o Rio de Janeiro! Se liga nas dicas:

Reserva Biológica do Tinguá:

Reserva Biológica do Tinguá vista do alto

Trecho da reserva no município de Duque de Caxias

Este pedaço da Mata Atlântica incrustado em cinco cidades do estado (Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin) é um excelente lugar para os amantes dos esportes de aventura. Apesar da má gestão em vários dos seus parques, do desmatamento e das habitações irregulares que crescem descaradamente e sem nenhuma intervenção nos arredores da sede (Tinguá) e em outras unidades, como Xerém e Taquara (Duque de Caxias), a reserva tem um potencial riquíssimo que merece ser desbravado.

Parque Estadual da Ilha Grande

Pico do Papagaio: uma das montanhas de Ilha Grande

Trilha Abraão - Lopes Mendes

Além de ser um incrível destino turístico, a Ilha Grande é também um paraíso para os praticantes do montanhismo. Com uma cadeia de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude, muitos são os turistas que atravessam sua baía para aproveitar as belezas e os atrativos dos seus montes. A cereja do bolo é o Pico do Papagaio, o segundo ponto mais alto da Ilha, de onde se tem uma vista deslumbrante!

Parque Nacional de Serra da Bocaina

Travessia Bananal - Angra dos Reis

Paraty e as montanhas da Serra da Bocaina ao fundo

O parque abrange o Vale do Paraíba Paulista e o Sul Fluminense. Tem uma infinidade de atrativos para encantar e entreter o montanhista!  Vale dizer que o lado pertencente ao Rio de Janeiro tem paisagens de tirar o fôlego, que estão entre as mais belas do Brasil. Destaque para o Pico do Frade, na cidade de Angra dos Reis.

Parque Nacional do Itatiaia

Placa indicativa do parque na Cachoeira do Escorrega

Pico das Agulhas Negras

O Parque Nacional mais antigo do Brasil está entre os mais procurados do país para os esportes relacionados ao Montanhismo... Nele está o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do Rio de Janeiro, com 2791 metros e o quinto maior do país. Lugares muito procurados para o turismo como Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba estão no seu entorno.

Floresta da Tijuca

Morro do Corcovado ao fundo

Pedra da Gavea ao fundo

A segunda maior floresta urbana do mundo dispensa apresentações e é uma opção maravilhosa para os amantes dos esportes de montanhas. Muitas são as opções de lazer neste imenso pedaço de mata atlântica dentro da cidade mais famosa do Brasil. Pena que, por conta da situação calamitosa de segurança vivido pelo Rio de Janeiro, ela não ofereça muita segurança aos seus visitantes...

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Pico do Dedo de Deus

Poço Verde - Unidade Guapimirim

Abrangendo os municípios de Petrópolis, Magé, Guapimirim e Teresópolis, a segunda unidade de conservação federal mais antiga do país é definitivamente a cereja do bolo desta lista. Além de ter um dos símbolos turísticos mais famosos do estado (o pico Dedo De Deus) em seu território, compreende, ainda, a trilha mais bonita do Brasil (Petrópolis - Teresópolis), com vistas espetaculares e uma ótima infraestrutura para os seus desbravadores. É um parque obrigatório para os amantes do montanhismo.

Cachoeira na serra da Bocaina - Paraty




O estado do Rio de Janeiro é um paraíso natural e tem muita coisa a oferecer na prática dos esportes em montanhas, mas, é bom ter cuidado: se você não tem experiência, é bom procurar por trilhas que sejam sinalizadas ou estar acompanhado de pessoas treinadas e preparadas para os locais sem sinalizações, além de levar o  material pertinente para o destino desejado. No mais, é botar o pé na estrada (ou melhor, na trilha) e aproveitar!

Jansen Sarmento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário