Angra e sua deslumbrante estrada do Contorno

Angra e sua deslumbrante estrada do Contorno

Vista da Estrada do Contorno

Se você pensa que uma estadia em Angra só irá valer a pena estando com muito dinheiro para usufruir de algumas das suas 365 ilhas, ou para se ter uma experiência inesquecível seja essencial frequentar baladas privês, restaurantes caríssimos, hotéis de alto luxo, entre outras coisas, que o dinheiro pode comprar, curtindo a vida do mesmo jeitinho que os ricos e poderosos fazem, saiba que está completamente enganado...


Na falta dos atributos mencionados e viajando apenas como um simples mortal, de forma mais econômica (e até mesmo com o dinheiro contado), pode ser que o único local imperdível da cidade seja embarcando até a estonteante Ilha Grande, digo também que você está completamente enganado...




Por mais que uma estadia desfrutando tudo o que o dinheiro pode comprar, em Angra, esteja nos sonhos de todo cidadão comum ou até mesmo a ideia de uma temporada em Ilha Grande seja incrivelmente deliciosa, a principal cidade da Costa Verde Fluminense tem muito mais a oferecer do que se imagina...

Praia do Tanguazinho: uma das mais belas da região

Para os desavisados de plantão, vale dizer que Angra possui mais de duas mil praias em seu território, esperando ser descobertas por seus visitantes! E para começar muito bem as visitações, não é preciso nem sair de muito perto do seu Centro para se conhecer um dos locais mais belos do município: a deslumbrante Estrada do Contorno!


A via que teve seu nome mudado para Estrada Vereador Benedito Adelino continua a ser um reduto de tranquilidade e paz no município e tem fácil acesso para quem parte do centrão de Angra. Em sua extensão o visitante encontrará pontos históricos, praias com boa infraestrutura e vistas espetaculares de mar e montanha que encantam qualquer pessoa que nela passe.

Igreja do Bonfim: datada de 1780 e tombada pelo IPHAN

Nela também estão alguns dos balneários mais famosos da cidade, no continente, entre eles as praias Grande, da Figueira e Tanguá. A proximidade com lugares como a Ilha da Gigóia, Ilhas Botinas e alguns trechos famosos da Ilha Grande podem deixar um passeio ou até mesmo a permanência na região ainda mais gostosos do que o habitual.

 Praia Grande: a maior e melhor estruturada da Estrada do Contorno

Praia do Bonfim: a primeira da estrada do Contorno e com boa estrutura para os visitantes

Mas, pode confiar: a via possui lugares tão encantadores que mesmo não havendo tempo ou dinheiro para fazer um tour pelas ilhas próximas a Estrada do Contorno por si só já vale a pena! O trajeto tem alguns problemas, como pouca sinalização, alguns buracos e desníveis em sua extensão, trechos bem estreitos e praticamente sem espaço para pedestres e ciclistas. Contudo, o histórico de acidentes é pequeno e até mesmo com os inconvenientes, dirigir nela até que é bastante agradável.



Desde o ano passado, a prefeitura do município colocou novas placas indicativas de acesso nas praias com melhor infraestrutura e em outras que, mesmo sem estrutura, ganharam fama através do boca a boca dos visitantes, porém, apesar dessa facilidade, ainda existem muitos locais que só são descobertos se os transeuntes ou condutores prestarem muita atenção ou forem indicados por locais.

 Acesso à praia do Leste (dentro de um condomínio particular)

Placa indicativa de acesso à praia da Figueira: uma das mais populares da localidade

Partindo do Centro da Cidade, o trajeto pode ser feito a pé, de bicicleta, carro, moto ou até mesmo via transporte público (Linha C04; Angra - Vila Velha), que pode levar o passageiro até o trecho da estrada na Praia do Tanguá. Minha recomendação é ir fazendo uma gostosa caminhada ou pedalando para apreciar com calma a deslumbrante geografia local e descobrir os muitos segredos da região.

Trilha que liga a praia do Tanguazinho até a de Tanguá 

Acesso à uma praia dentro de condomínio particular que pode passar despercebido para os menos desavisados

Devido a proximidade e facilidade de se chegar às praias do Contorno, partindo do Centro da Cidade, é possível hospedagens econômicas, com preços para os "meros mortais" e até mesmo ao longo da via, com a diferença de que mesmo num dia cheio, não se vê tanta gente abarrotada nas areias da região, dando a qualquer turista a sensação de charme e exclusividade que tantos sonham quando decidem conhecer Angra dos Reis...

 Praia Grande

É um destino belo e exuberante, que irá agradar tanto aos amantes da natureza, como também aqueles que não abrem mão das facilidades da civilização, sem o desconforto de muitas aglomerações e com muitas praias quase que privativas para ser curtidas por seus visitantes!

Praia da Bica

Mapa da Estrada do Contorno com a maioria de suas praias (extraído do site Angra On Line)




Querendo obter maiores informações sobre Angra e sua deslumbrante Estrada do Contorno, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!

Jansen Sarmento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Erica Ramos
Administrador
6 de abril de 2018 às 09:43 ×

Lindo demais! Parabens Jansen!

Responder
avatar
18 de abril de 2018 às 11:47 ×

Obrigado, Érica! Bjão pra vc!

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário