Paraty na corrida para se tornar um Patrimônio da Humanidade...

Paraty na corrida para se tornar um Patrimônio da Humanidade... 

--



O município fluminense de Paraty teve sua candidatura aceita pela UNESCO para concorrer ao título de Patrimônio da Humanidade, nesta última quinta-feira, dia 01/03/2018. Embora seja a terceira vez que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresente a cidade como candidata, é a primeira vez que ela concorre como um sítio misto, por conta do seu imenso valor histórico e natural.




_Promo USA 728x90

Além do já conhecido Centro Histórico, com sua arquitetura colonial portuguesa, erguida no período do ciclo do ouro e do cafe, os limites do sítio incluem, ainda, os territórios de áreas protegidas, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande, abrangendo uma uma região com flora e fauna riquíssima. 




728x90

Comunidades tradicionais, como dos Quilombola, Guarani e Caiçara, que mantêm o modo de vida de seus antepassados e que ainda preservam a maior parte de suas relações, ritos, festivais e religiões também estão como riquezas dos  limites do sítio histórico e natural de Paraty.


Destinos ate mil reais 728x90

Segundo a presidente do instituto, Kátia Bogéa, "o trabalho técnico do IPHAN resgatou a importância de Paraty e suas paisagens preservadas, na relação histórica com suas rotas singulares para o mar e para aterra, onde comunidades tradicionais seguem em seu ambiente nativo. O projeto expressa uma visão conjunta das políticas de preservação do patrimônio cultural e natural do Brasil".



OMG 728X90

Ainda este ano, no mês de setembro, o município receberá a Missão de Avaliação de especialistas do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), um órgão assessor da UNESCO. A expectativa é que a cidade histórica seja reconhecida pelo Comitê do Patrimônio Mundial no ano de 2019.



Banner Futebol 728x90

Vale pontuar que a expectativa é grande e o título pode representar grandes avanços para a região. Paraty deve ganhar visibilidade, como destino. Além de criar um compromisso do país perante a comunidade internacional, na proteção do sítio histórico e natural. Fiquemos na torcida!







Querendo obter maiores informações sobre as belezas paratienses, pode me perguntar que eu conto tudo! Ah, precisando de consultoria para a viagem dos seus sonhos, pode me procurar no e-mail: jansen.sarmento@gmail.com. Comigo não há preocupações com roteiro, hospedagem, compra de passagens e outras questões burocráticas.... Pode acreditar: sai muito mais em conta do que se pode imaginar! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!
Fonte:  IPHAN

Jansen Sarmento

TripAdvisor
TripAdvisor












Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário