Santiago do Chile: Uma aventura congelante na região do Vale Nevado

Santiago do Chile: Uma aventura congelante na região do Vale Nevado


Ir à Santiago e não conhecer a região de Vale Nevado é praticamente a mesma coisa que vir ao Rio de Janeiro e não subir ao Cristo Redentor ou Pão de Açúcar... Seja no inverno ou no verão, chegar a mais de 2700 metros de altura e vislumbrar a imponência da Cordilheira dos Andes é algo de tirar o fôlego!


Apesar de toda beleza da Cordilheira em qualquer estação do ano, é no inverno que ela ganha o ápice do seu esplendor, quando está tomada pela neve. Para o visitante que nunca a viu de tão perto é uma experiência única; daquelas que se leva para toda a vida, principalmente quando o turista tem a sorte de pegar um dia lindo de céu azul...




Por mais que Santiago seja uma cidade incrível (na minha opinião, um destino mais interessante que Buenos Aires) que já valeria por si só, é impossível desassociar uma ida até ela sem passar por alguma de suas estações de esqui (seja num período com ou sem neve) e, justamente por isso, fica aqui algumas dicas básicas para curtir um dia fantástico na Cordilheira dos Andes:


- se você deseja ver e brincar na neve tente ir no período entre junho e agosto, pois a brincadeira é garantida! Dependendo das condições climáticas, a neve pode chegar em maio e só ir embora no final de setembro ou início de outubro, porém não há como prever isso com antecedência.




- são existe transporte público até a região e, no período de neve, ir por conta própria, alugando um carro, pode atrapalhar bastante o passeio, uma vez que a estrada é bastante sinuosa com mais de 6 dezenas de curvas, além da dificuldade em se dirigir, caso o caminho esteja coberto pelo gelo ... Tais fatores podem transformar uma excursão independente num verdadeiro transtorno.



- são quatro as estações de esqui: Vale Nevado, Farellones, La Parva e Colorado. Farellones é a mais próxima de Santiago e também a mais popular e barata; é para ela que a maioria dos nativos vão se divertir, mas, em contrapartida, é a primeira a fechar quando a neve começa a derreter.




- existem passeios para todos os gostos e preços, desde os mais sofisticados, com aulas e utilização das pistas de esqui, como para brincar na neve sem compromisso, seja pagando nas estações ou até mesmo diversão de graça, em algum local de utilização pública da Cordilheira. 



- duas das agências mais famosas de Santiago são a Turistik e SkiTotal, porém, ir até a região do Vale Nevado é mais fácil do que você imagina. São muitas as agências que executam o serviço confiavelmente e os mesmos podem ser contratados até um dia antes do passeio. Também é importante verificar nos sites das estações se as mesmas estão funcionando e até quando estarão abertas.




- Seja simpático e busque se integrar ao grupo que estará com você na van ou microônibus para o bate e volta! Com toda a certeza do mundo isso tornará o seu passeio inesquecível!


- você não precisa se encapotar todo para subir aos Andes... Em primeiro lugar tenha ciência sobre sua resistência ao frio e quais as atividades que fará por lá. Acompanhe também as condições meteorológicas do lugar. Quando fui, peguei um dia lindo de céu azul e uma temperatura módica de 0 graus (o que é muito tranquilo de suportar); estava de calça jeans, camisa 2ª pele, suéter, luvas, botas hipermeáveis (estas duas últimas foram os únicos itens que aluguei) e foi super tranquilo...




- não tive problemas com o mal da altitude na região, mas, nunca é demais levar remédios como Dramin, Aspirina e Tylenol para amenizar os efeitos, que geralmente vem em forma tonturas, dores de cabeça e falta de ar... Ah, e não deixe de levar água e lanche, pois, as coisas lá por cima são bem caras...


Agora é só partir para o abraço e aproveitar ao máximo um dos locais mais belos e divertidos da América do Sul! Quer saber mais sobre o Vale Nevado e das demais pistas de esqui da região? Pode me perguntar que conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!                    

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário