Cânions do Xingó: um mar de rio no meio do sertão nordestino

Cânions do Xingó: um mar de rio no meio do sertão nordestino.




Encravado entre Sergipe e Alagoas, os Cânions do Xingó é um verdadeiro espetáculo para os olhos... O passeio pode ser feito tanto a partir de Aracajú ou Maceió e, partindo de cada uma destas cidades, dura em torno de 3:30h, sendo o da capital sergipana o mais conhecido e famoso. 




Por conta da praticidade e do pouco reservado para estadia nos dois estados, a maioria dos visitantes acabam optando conhecer essas maravilhas da natureza, através de agências de turismo, fazendo um bate e volta, onde partem, geralmente as 7h e retornam a noite, por volta de 20h.



É um passeio cansativo, mas, extremamente prazeroso! No caminho passa-se por pequenas cidades e se avista pela janela um pouquinho da vida do sertão nordestino e de sua paisagem; uma vida árdua, que passa devagar e com muita simplicidade, onde avistamos um dos muitos "Brasis" existentes dentro de um mesmo Brasil.





A ida pode ser feita por conta própria, via carro ou até mesmo de ônibus: por Alagoas, de Maceió até Piranhas ou, via Sergipe, de Aracaju até Canindé do São Francisco. No primeiro caso, o bate e volta é prático e mais rápido que o feito pelas agências, enquanto que na segunda opção, o pernoite é quase que obrigatório.



Os meios mais práticos de fazer o percurso são passeios de catamarãs que partem do Restaurante Karrancas, do lado sergipano e do Restaurante Show da Natureza, pelo lado alagoano. Em ambos você compra um passe que lhe dá o direito de navegar pelas represadas do Velho Chico para contemplar os cânions e fazer uma parada para adentrar um pouco mais fundo em fendas existentes das maravilhosas muralhas de pedra (esse passeio é pago a parte).




Fiz meu passeio pelo lado sergipano e me encantei com tudo o que vi... É um passeio único, repleto de beleza e poesia, onde se contempla um pedacinho mágico do Nordeste e se vivencia todo o esplendor da natureza: um verdadeiro mar de rio e a exuberância do verde em pleno sertão nordestino! 



Quer saber mais sobre os cânions do Xingó e suas duas belas cidades que o margeiam? Pode me perguntar que te conto tudo!

Jansen Sarmento

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário