Encontre aqui o seu hotel!

Booking.com

Salvador e o Sincretismo Religioso: minha homenagem ao dia de Santa Bárbara e Iansã

Salvador e o Sincretismo Religioso: minha homenagem ao dia de Santa Bárbara e Iansã


Tenho verdadeira veneração por Salvador e já falei dela em alguns outros posts, mas, nunca é demais falar daquela que considero minha cidade do coração... Ainda estamos na primavera, mas, eis que o verão já começa a bater em nossa porta e com ele, não só a alta temporada, como também o período das grandes festas de Sincretismo Religioso soteropolitano também.


100 Million Reviews 728x90
Eis que hoje, dia 4 de dezembro, acontece a primeira das grandes festas do gênero, coincidindo bem com o início da alta temporada: a festa de Santa Bárbara, para os católicos e de Iansã, para candomblecistas e umbandistas. Neste dia acontecem missas, procissões, festas nos terreiros, sambas de roda, grupos de capoeira e maculelê em homenagem às duas divindades; o caruru de Iansã é o prato do dia na cidade.


As ruas do Pelourinho são tomadas por pessoas que, juntas, celebram a santa e a yabá como uma só, trazendo uma beleza e harmonia religiosa que dificilmente consegue ser alcançada em outro lugar além de Salvador...

Sendo assim, fica aqui a minha homenagem e saudação ao início de mais uma temporada dos festejos sincréticos soteropolitanos:

728x90 Gol

Oração à Santa Bárbara

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Minha querida Santa Bárbara! Que livras aquele que está desesperado e angustiado, me ajude nesse momento de dor e desespero. Sei o quanto és poderosa e forte. És mais forte que a violência dos furacões e o poder das fortalezas!

Assim como tens a força pra livrar a tempestade, assim eu te peço minha Santa, ficas sempre ao meu lado, faças com que (colocar as inicias dele ou dela) volte pra mim e fique comigo. Faças com que ele me ligue, me procure e me ame. Não agüento mais de tanto desespero e angustia.

Sei que não tenho forças nem o poder de conquistar essa graça sozinha. Por isso, eu te imploro humildemente minha querida Santa Bárbara, me ajude nesse momento de tanta dor e tanto sofrimento. Ajudes-me alcançar essa graça, para poder aumentar minha fé, ter a consciência de quanto és poderosa e milagrosa, e poder te adorar pra sempre.
Interceda junto a Deus Pai, ao seu filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo em meu favor, minha querida Santa Bárbara! Eu sei que podes fazer isso! Traga (colocar as inicias dele ou dela) para perto de mim outra vez! Livre-me desse sofrimento, para que a cada vez que essa oração for lida por alguém desesperado e aflito, mais forte ela se tornará. Por isso vou mandá-la para os quatro cantos do mundo, pedindo minha querida Santa Bárbara, que me conceda essa graça!
Amém.


Oração à Iansã

Eparrei Iansã eparrei Oyá! 

Ó gloriosa Mãe guerreira, rainha das tempestades, protegei minha família, me protegei contra os maus espíritos, para que eles não tenham forças para atrapalhar minha caminhada e que não se apossem da minha luz. Ajuda-me para que as pessoas más intencionadas não destruam minha paz de espírito. Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado e leve, com a força dos seus ventos, tudo o que não presta, para bem longe. Ajuda-me na união dos meus familiares, para que a inveja não destrua o amor que há em nossos corações. Mãe Iansã, eu creio em sua bondade, força e poder, espero e confio!

Maquiagens 728x90

Para quem ainda não conhece Salvador, começa a melhor época para descobrir seus encantos e mistérios; período de adentrar no belo mundo da fusão religiosa e do misticismo. Dispa-se de pré conceitos, dogmas e descubra esse universo mágico que só existe em Salvador.

Jansen Sarmento
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário