Homenagem aos Psicólogos - Feliz dia!


Tanta coisa na cabeça para falar sobre  minha profissão, mas, nesse momento tão importante, as idéias me faltam... Justamente no momento em que todos os dias estou com a mente fervilhando de idéias para escrever, me sinto paralisado frente a responsabilidade de falar da profissão que amo, que é tão bela, recompensadora e, por muitas vezes, ingrata também... Só quem passa pela graduação e se encantou pela clínica vai conseguir entender o que digo!

E para conseguirmos atuar no campo clínico? São anos e anos de peleja, na luta pra criar um nome e alcançar confiabilidade. O estudo tem de ser constante e nada acontece de uma hora para outra... Se engana quem pensa que vai sair da faculdade indo logo para o consultório, atendendo diversos clientes ou pacientes! O processo é lento e quando você não tem como se dedicar integralmente aos estudos tanto no processo da graduação, como também após a faculdade, a coisa fica mais difícil ainda...

Ser psicólogo não é tarefa fácil... É estar no lugar de suposto saber, tanto entre seus pacientes e amigos... É estar no mais alto posto da valorização e ao mesmo tempo ser a latrina dos dilemas dos outros... É conviver com o peso da suposição de que sabemos tudo o que se passa na cabeça das pessoas... Somos vistos em muitas das vezes como videntes ou mágicos!

Ser psicólogo é também ser cobrado por nossos atos e comportamentos, quase o tempo todo, como se não fôssemos passíveis a erros e tivéssemos a obrigação de a todo tempo agirmos como verdadeiros super heróis... Quantos de nós não sentiu a cobrança por um ato impensado, fora do consultório, por alguém próximo a nós, como se tivéssemos a obrigação de sermos perfeitos?

Ainda temos a responsabilidade de várias vidas em nossas mãos... Podemos ser instrumentos do sucesso ou da desgraça de alguém! Estamos sempre no limiar do bem e do mal...

Tantas lutas, tantos altos e baixos até conseguirmos estar nesse lugar... Realmente não é fácil... Daí a dificuldade em colocar no papel tudo que vivi e passei pra chegar no lugar onde estou, vivendo única e integralmente da clínica... E foi por isso que senti a necessidade de tirar o glamour da profissão e pontuar nossas dificuldades no exercício da profissão!

Ser psicólogo é nobre, mas também a plebe, ser psicólogo é satisfação, mas também traz dor, ser psicólogo traz amor, mas, também traz o ódio à tona... É uma profissão digna, mas, que também pode se transformar em indigna!

Ser psicólogo é também uma arte e um dom! Não basta somente fazer graduação... Há de se ter gana, desejo, paixão e amor! E mesmo com tudo isso, as vezes não conseguimos chegar lá... E, é por essas e outras, que amo minha profissão... Nenhuma sessão é igual a outra e estamos a todo tempo em contato e confronto com o outro é também com o novo, numa busca incessante no caminhar ao lado de nossos pacientes, os auxiliando na busca por uma vida mais qualitativa e levá-los a seguir o seu caminho com as próprias pernas...

Que neste dia tão especial para mim e para tantos outros psicólogo, estejamos abertos ao conhecimento e num constante aprendizado, que saibamos ter responsabilidade em nosso labor e que tenhamos a humildade em saber que nunca seremos os donos da verdade...

Deixo aqui o meu orgulho de ser psicólogo é os parabéns a todos os meus colegas de profissão: seja para os que já atuam na área ou para os que ainda aguardam sua hora chegar, mas, que carregam consigo esse o amor e desejo!

Feliz dia do Psicólogo!

Jansen Sarmento



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário